sexta-feira, 6 de maio de 2011

Entre nesta lista: Doador de medula òssea

A esperança de vida de alguém pode estar guardada em você.


   Algumas doenças como linfomas, leucemias e certos tipos de anemia ou casos de tratamento com altas doses de quimioterápicos/radioterapia que destroem a medula óssea; levam a situações em que o transplante de medula óssea pode ser a única maneira de salvar vidas.

   Um dos maiores problemas que os médicos enfrentam para ajudar estes pacientes é encontrar um doador compatível. Cada um de nós pode tentar ajudar: basta ser doador (ter entre 18 e 55 anos e estar com boa saúde).

   Por ignorância que acabava reforçando meu medo, demorei um pouco para ser doadora, mas nada como reformar pensamentos e certezas... Ninguém vai tirar quase toda sua medula e injetá-la em um doente que precise. 

   Quando voluntariamente você aceita ser doador de medula óssea e procura um Hemocentro cadastrado, é feito um cadastro com seus dados (nome completo, endereço, telefones de contato - seu e de 2 pessoas que possam te encontrar). Então retira-se 5 ml de seu sangue para realizar testes que determinem características genéticas necessárias para compatibilidade entre doador e paciente.

    Você volta pra casa, e seu nome fica registrado no REDOME(Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea)que está no Instituto Nacional do Câncer (INCA). Um sistema informatizado cruza as informações genéticas de todos doadores voluntários cadastrados com dos pacientes que estão na lista de espera por um transplante de medula óssea. Caso seja verificada a compatibilidade, convoca-se a pessoa para realizar a doação.

   Após ser convocada, você confirma ou não sua disposição em doar. O médico avalia qual a melhor maneira de estabelecer a doação, existem 2 opções:
1. um procedimento de cerca de 90 minutos no centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral (internação de 24 horas). Pode haver desconforto localizado por até 3 dias após a doação, pois é feita uma punção no osso da bacia e retira-se +/-10% do volume de sua medula óssea
2. outro procedimento que chama-se aférese: o doador toma um medicamento que permite a retirada das células da medula óssea pelas veias do braço. 
 
   Após 15 dias o organismo do doador já refez todo o volume da medula óssea que ele doou. Não há nenhuma perda para o doador.

   Hoje, a chance de se encontrar um doador compatível é de UM EM CEM MIL, mas esta chance existe, e pode estar em você que ainda não é voluntário.

Se você tem medo da dor que sentirá na picadinha de agulha que levará, lembre-se das inúmeras que o paciente já recebeu e quer tanto receber para poder viver. Mas se o problema é tempo para ir até o Hemocentro, reflita que os 40 ou 50 minutos que irá gastar do seu tempo, pode ser decisivo para anos de vida de alguém que está a sua espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário