domingo, 15 de maio de 2011

Laços de família

Os pais são os responsáveis por amarrar o laço da família, e ensinar seus filhos a mantê-lo bem apertado.
    
   Lembro das mudanças quando engravidei de minha primeira filha. Entre tanta felicidade e ansiedade, percebi que não era só meu barrigão que aumentava... mês a mês aumentava também a intimidade e sonhos da nossa pequena família. A fita para nosso laço já estava sendo trabalhada.
  
   Tanto com a chegada do primeiro como do segundo filho, entendi que o nascimento de um bebê nos presenteia com dias bem mais alegres e noites bem mais longas. Em cada cuidado dispensado ao filho (amamentação, troca de fraldas, noites em claro com cólicas, papinha) nossas vidas passavam a ter maior valor, pois tudo dependia de nossas ações e decisões. Iniciamos nesta fase as primeiras amarras do laço de nossa família.

   Ao participarmos das brincadeiras e descobertas da infância, voltamos a visitar um mundo que tanto gostávamos de morar, e lá passamos a conhecer seus moradores atuais: nossos filhos. Com tão simples atitude, as cores deste laço que nos une foram escolhidas em comum acordo: colorido que agrada tanto os pais como os filhos.    

    Atendendo a pedidos, todas as noites no jantar, contamos nossas histórias de antigamente. São momentos inesquecíveis, agora não apenas para nós, pois ao repetirmos alguma história eles logo reclamam. Acredito que a confiança que tanto se deseja na vida familiar pode ser conquistada quando permeamos nossas emoções e frustrações de pais (passamos a ser reais, mais parecidos com eles). Neste estágio de relacionamento completa-se a amarração do laço.   
   
   A maior sabedoria que os pais podem ter é não deixar que seus laços com os filhos sejam desfeitos com o tempo e acabem virando nó. A base familiar firmada no amor e na compreensão frente aos inevitáveis erros dos pais e filhos, talvez seja o grande detalhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário