segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

De olho no futuro

Olhando para o futuro com os pés firmados no presente.
    Conversando com velhos amigos sobre os rumos que nossas vidas tomaram na última década (ou décadas) falamos de tudo: sonhos que deram certo e outros que não deram tão certo assim. Para alguns de nós o tempo levou aqueles anseios financeiros para um 2º plano, estando de bom tamanho ficar mais com a família e conseguir pagar as  contas em dia; para outros o sucesso financeiro e profissional mais que nunca assumiu a primeira posição, já que uma família maior trouxe mais gastos e mais sonhos (aqueles antigos mesclaram-se aos novos sonhos gerados para cada filho).

     Este rumo de conversa trouxe curiosidades (pelo menos para mim) sobre a biografia de algumas pessoas consideradas bem sucedidas financeiramente. Impressionante como essas pessoas são admiradas por “enxergar longe”, serem visionárias, capazes de ”ver além do nosso tempo”. Não havia dúvidas que os grandes sucessos estavam guardados no futuro e para encontrá-los só mesmo com a iluminação de uma estrela na testa.

     De ouvidos atentos e olho no futuro, o filho de um dos casais concluiu: - “então pra ser rico e famoso é só eu ter uma boa ideia quando crescer!”. Envolvendo ainda mais a criança, o pai comentou que jogar futebol como os craques já garantia um caminho ainda mais fácil.
     A conversa parou por ai, embora ninguém tenha explicado ao pequeno ouvinte a maioria de nós cresce sem nenhuma estrela na testa para iluminar essas ideias. Ali mesmo não faltava testemunhos de que só mesmo com muito esforço, perseverança, frustração, suor e estudo podemos trilhar caminhos seguros que nos levem a grandes conquistas (ou  pelo menos nos aproximamos dele).


   Sempre ouço falar que as crianças de hoje são espertas, estimuladas demais. Talvez por isso mesmo devemos prestar mais atenção nas conversas que permitimos que elas participem, direta ou indiretamente. Nós somos os responsáveis pelo seu aprendizado e apresentar as virtudes como horizonte para seus sonhos com certeza contribui muito mais que lançar ilusões que limitem seus esforços. 


    A maturidade natural da fase adulta (ou pelo menos esperada) nos garante a capacidade de filtrar tudo aquilo que ouvimos: desprezamos palavras e conselhos que não nos trazem benefícios para a vida. Nessa lógica estejamos mais atentos ao ofertar conselhos aos pequenos, sabendo que se nós mesmos os seguíssemos nunca iríamos longe o suficiente para chegar ao alvo.


          

    

4 comentários:

  1. UAU!!! Demora mais me enche de orgulho ao ver uma postagem tão rica e tão "vou pensar sobre isso".
    É de escritoras assim, amiga, que o Brasil precisa!!!
    Um beijo de boas festas...
    Carinho sempre
    Samy

    ResponderExcluir
  2. Rê como c consegue expressar em letras oque realmente acontece, amo vc amiga e td oque vc escreve! Amo abrir seu blog e ver q tem algo novo pra ler kkkkk Esse dom é MARAVILHOSO! Amo vc
    Silvinha

    ResponderExcluir
  3. maravilhoso ..como tudo que vc escreve bjs cris

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente...
    Bjs
    Marianne

    ResponderExcluir