Ao buscar as crianças na escola, já me preparo para a abrupta quebra do silêncio da tarde. Até chegar em casa, cerca de uns 15 minutos, as vozes se atropelam para ver qual dos dois consegue contar mais detalhes de como foi a aula.
A novidade do dia foi uma viajem que minha menina fez para a Grécia, o problema é que ela não levou seu irmão que chorava sem parar no banco de trás do carro. Desde pequena sempre foi assim, cada novo livro que ela lê a família toda participa com tantos detalhes compartilhados; e desta vez não foi diferente. As explicações sobre o povo grego foram tantas, que não restava dúvida, realmente a Lari foi para a Grécia.
Segurando a risada, consolei meu filho dizendo que todas as vezes que lemos um livro podemos sim viajar, mas em pensamento. Ela estava tão empolgada, que repetiu a história do Egito que me contou na noite anterior, afinal conhecer as pirâmides e esfinge para ela foi muito mais emocionante.
Toda essa história na verdade começou no nascimento da minha primeira filha. Morávamos numa cidade mui quente, e cada banho era uma grande festa regada com livrinhos (sem letrinhas, mas cheio de imagens coloridas). Na estante dos brinquedos, misturávamos livros interessantes para a fase que estava, sendo parte da brincadeira ler histórias e até fazer teatrinho. Nada era forçado, mas a opção de leitura sempre esteve por ali. Hoje, é muito natural para eles viverem as emoções de cada página lida e querer mais e mais aventuras.
Espero que continuem crescendo esperando ansiosamente a próxima Feira do Livro, pois guardam dinheiro no cofrinho para gastar lá. Podem acreditar que não é idéia minha passear na biblioteca durante as férias, nem pedir para avós e tias livros de presente de Páscoa, aniversário e Dia das crianças ( é claro que ás vezes pedem brinquedos, mas minha menina realmente tem mais vontade dos livros).
Embora eu não seja o melhor exemplo de leitora a ser seguida, fico satisfeita em ver meus filhos felizes quando ganham livros de presente e lendo muito mais livros que eu. Aqui coleciono mais um bom exemplo de filho a ser seguido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário