sexta-feira, 15 de abril de 2011

Açúcar refinado: nem tão doce assim...

Ainda que você não tenha grandes problemas com seu peso, vale a pena conhecer alguns detalhes deste doce produto que consumimos no dia-a-dia: o açúcar refinado (aquele bem branquinho).

Quando o açúcar é extraído da natureza, para deixá-lo soltinho e branco,as indústrias utilizam vários produtos químicos (ex: cal, enxofre, ácido fosfórico). Esse processo de refino elimina TODOS os seus nutrientes: as fibras, os sais minerais, proteínas.

Sabe o que sobra?

CALORIAS, que são rapidamente absorvidas pelo nosso organismo quando o consumimos: além de produzir um estado de superacidez que desmineraliza o nosso organismo, levando à carência de cálcio, magnésio, zinco, cobre e selênio.

Desde que passamos por problemas de saúde com nosso filho e me interei mais sobre o assunto alimentação, optamos por uma alimentação mais saudável. Nossa 1ª mudança: passamos a consumir açúcar orgânico, considerando que sua produção não utiliza ingredientes artificiais (nem no plantio, nem na industrialização). Sua desvantagem é o preço, realmente mais caro que os outros.

Outras opções que apresentam mais minerais e vitaminas em sua composição são oferecidas pelo mercado: açúcar mascavo ou mel.

Todos produtos usados para adoçar são energéticos e seu consumo deve ser ponderado,mas o tipo que compramos pode ser uma escolha melhor analisada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário