Produtos integrais... será que vale a pena toda a família aderir a esta alimentação dita mais saudável?
Para agradar a todos, sempre deixei opcional no café-da-manhã e lanche da tarde: pão francês ou pão integral. Acreditando ser melhor padronizar o integral, resolvi buscar algumas informações antes.
A diferença básica está na produção: farinha branca para o pão francês e farinha integral para o pão integral.
O processo de industrialização da farinha branca leva a perda do seu valor nutricional; já na integral há preservação dos grãos, obtendo maior concentração de vitaminas e fibras (pois é aí que se encontram nas sementes dos grãos).
Quanto ao valor calórico a diferença não é tão relevante, mas por ser rico em fibras o pão integral apresenta uma digestão mais lenta e leva a maior saciedade (não dá vontade de comer toda hora). Outra vantagem destas fibras está em regular o trânsito intestinal, pois absorvem água e circulam pelo intestino, o que aumenta o volume de sais/ facilitando a sua eliminação.
Vale lembrar que pão 100% integral deve ser considerado aquele feito apenas com farinha integral; sendo mais duro (o paladar não agradaria muito)e com validade bem reduzida.
Nos mercados compramos pães integrais que na verdade são produzidos com uma mistura de farinha branca e farinha integral. A ANVISA não determinou nehuma legislação sobre qual a quantidade mínima que deveria ter de farinha integral para que o pão pudesse ser considerado "pão integral".
Para a maioria dos adultos realmente pode ser interessante a troca do filãozinho pelo pão dito integral, seja com mais ou menos grãos (opções de 9/12 ou sei lá quantos grãos não faltam).
Já no caso de crianças, mulheres grávidas ou na menopausa deve-se saber: a maior concentração de fibras dos pães integrais levam a uma diminuição na absorção do cálcio existente no leite/queijos/iogurtes. Um pesquisador da Unicamp alertou também cautela na alimentação de idosos, considerando uma absorção reduzida de cálcio nesta faixa etária.
A partir de agora aqui em casa, meus filhotes não tem muito o que optar: o bom pão francês para eles será regra ... e o integral só para matar a vontade de vez em quando. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário