Cálcio e vitamina D: cuide bem dos bons amigos de seus ossos |
Foi lendo uma reportagem sobre uma recordista norte-americana que fraturou um osso do pé, que relembrei a importância da amizade entre vitamina D e cálcio.
Essa atleta, com certeza bem preparada e supervisionada,se acidentou após percorrer 5Km de prova nas Olimpíadas de Pequim. O exame de sangue revelou níveis adequados de cálcio, porém baixa concentração de vitamina D: não basta ter níveis adequados de cálcio no sangue, pois sem uma concentração adequada de vitamina D ele não será absorvido.
A fonte mais abundante desta vitamina é a luz solar, tão temida pelo perigo das radiações. Hoje a maioria das pessoas usa filtros solares diariamente, e estudos demonstraram que ao bloquear os raios ultravioletas a produção dessa vitamina D pode se tornar limitada. A mesma observação deve ser dada para aqueles que passam o dia todo em locais fechados.
E o risco do câncer de pele sem filtros solares? Os médicos são unânimes: ao invés de deixar de usar filtros solares, pessoas preocupadas com a vitamina D devem consumir mais alimentos como salmão, suco de laranja, leite, óleo de fígado de bacalhau, atum e gema de ovo.
O interessante é que a deficiência da vitamina D não apresenta quase nenhum sintoma, só sendo descoberta nos exames de sangue.
Não dá para considerar o sol um inimigo, basta certa dose de precaução e proteção para que ele naturalmente te presenteie com a vitamina D... Reconsidere alguns minutos de exposição, seus ossos agradecem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário